Blog

A música “Why” de Carly Simon: Uma balada de sucesso dos anos 80 com influências reggae e reconhecimento mundial.

today20 de March de 2024 26

Background
share close

A música “Why” de Carly Simon

“Why” é uma música escrita por Nile Rodgers e Bernard Edwards e interpretada pela cantora e compositora americana Carly Simon. Gravada para o filme “Soup for One” em 1982, o filme foi um fracasso comercial, mas a trilha sonora foi um sucesso. Uma das muitas músicas inspiradas em filmes de Simon, a canção se tornou um sucesso entre os 10 primeiros no Reino Unido e foi bem-sucedida em toda a Europa.

Antecedentes

A música, assim como o restante da trilha sonora, foi produzida por Bernard Edwards e Nile Rodgers do Chic. Isso representou uma mudança em relação aos sucessos habituais baseados em guitarra de Simon. A balada agridoce reggae se tornou um sucesso na Europa, alcançando o 10º lugar no Reino Unido e permanecendo nas paradas britânicas por 18 semanas. A música atingiu o pico de número 74 na parada Billboard Hot 100 e permaneceu na parada por 6 semanas.

Vídeo musical e reconhecimento

Simon lançou um videoclipe para a música, que foi filmado nas ruas de Nova York em 1982. A filha de Simon, Sally Taylor, também aparece no vídeo, despejando uma garrafa de vinho sobre a cabeça de um homem. A música recebeu elogios, com a revista Cash Box afirmando que “a voz de Simon e o ritmo de rua polirrítmico do Chic provam ser a fórmula certa”. Em 2015, a revista Pitchfork classificou “Why” como a música número 188 em sua lista das 200 melhores músicas dos anos 80.

 

 

A música “Why” de Carly Simon teve um impacto por bastante tempo, com o grupo Wham! fazendo um cover notável durante seu último concerto em 1986. Em 1989, a música ressurgiu na cena “hacienda” de Ibiza e consolidou seu status como um clássico balearic. Conhecida por sua linha de baixo e bateria funky, foi nessa época que a crescente cena de hip-hop nos Estados Unidos começou a se interessar por ela, sete anos após seu lançamento original. A música voltou às paradas do Reino Unido no mesmo ano, alcançando o número 56. Em 1990, o grupo de hip-hop A Tribe Called Quest usou uma amostra pesada da música em um remix de seu single de sucesso “Bonita Applebum”. Em 1999, o músico britânico de dancehall Glamma Kid interpolou fortemente a música em “Why”, que também foi um sucesso entre os 10 primeiros no Reino Unido.

Written by: radiodracena.com

Rate it

Post comments (0)

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


TOP 3 DO DIA
Loading...
Loading...
Loading...
0%